Câmera mostra casa com 8 pessoas arrancada por tornado em SC; VÍDEO
10/11/2025
(Foto: Reprodução) Câmera mostra casa arrancada por tornado em SC; VÍDEO
Uma câmera mostrou o momento em que uma casa foi arrancada durante a passagem de um tornado em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina, na sexta-feira (7). No momento, oito pessoas estavam na residência e duas sofreram ferimentos leves, segundo a Defesa Civil (assista acima).
A veracidade das imagens foi confirmada por Igor Caramori, pelo coordenador do órgão, nesta segunda-feira (10). Segundo ele, a residência teve dano total.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ainda conforme Caramori, os moradores são todos adultos e argentinos que estão no estado trabalhando nas resinas de pinus no distrito de Jorge Lacerda. A identidade deles não foi informada.
Câmera mostrou casa sendo arrancada na passagem de tornado em SC
Reprodução
A cidade, que tem 15 mil moradores segundo o Censo 2022, decretou emergência devido aos estragos. No estado, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências diversas em 53 municípios.
Mais de 50 cidades tiveram estragos por causa do ciclone, tornados e chuvas
SC soma 15 tornados no ano; entenda o fenômeno
3 tornados atingiram SC em 1 dia, diz Defesa Civil
Ginásio da Escola Estadual Jacob Maran ficou destruído por tornado em Dionísio Cerqueira
Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Divulgação
O forte temporal em Dionísio Cerqueira atingiu principalmente as comunidades Jorge Lacerda e Gleba União, deixando ao menos cerca de 60 residências danificadas. Houve destelhamentos, queda de árvores, danos em escola, igreja e interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
O ginásio de Escola Estadual Jacob Maran ficou destruído (imagem abaixo).
Inês Terezinha Tenroler, que é agricultora, contou em entrevista à NSC TV que precisou se agarrar a um poste para não ser levada pela força dos ventos durante a passagem de um dos tornados. Ela perdeu a casa em que morava na cidade de Dionísio Cerqueira.
"O vento me jogou e eu consegui me agarrar num poste. Fiquei agarrada questão de 15 segundos. Quando deu uma acalmada, que eu entrei [na casa], não tinha telhado, não tinha mais nada. Tinha acabado com tudo já. Foi muito rápido", disse.
Além da cidade, entre sexta e sábado o estado registrou outros pontos de alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, obstrução de estradas, danos em casas, prédios públicos e veículos. Xanxerê também decretou emergência.
Destruição causada por tornado em Xanxerê
Coordenadoria Regional da Defesa Civil/Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias