Vigilância Sanitária de Petrolina alerta para risco de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Rio endurece fiscalização de produtores de bebidas por conta de casos de contaminação por metanol em outros estados
Reprodução/ TV Globo
A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, emitiu um alerta à população sobre o risco no consumo de bebidas alcoólicas destiladas que possam estar adulteradas com metanol, substância altamente tóxica utilizada como solvente industrial e combustível. O aviso ocorre após casos recentes de intoxicação registrados em São Paulo e Pernambuco.
Embora nenhum caso tenha sido registrado em Petrolina até o momento, a Vigilância Sanitária informa que ações preventivas estão em andamento, com a fiscalização de estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. No município, há mais de 800 comércios que atuam nessa área.
📱:Baixe o app do g1 para ver notícias de Petrolina e Região em tempo real e de graça
Pernambuco investiga terceira morte suspeita de intoxicação por metanol
A ingestão de bebidas contaminadas com metanol pode causar desde sintomas leves e inespecíficos até quadros clínicos graves, como cegueira, falência de órgãos e até a morte, dependendo da quantidade consumida e do tempo de exposição.
A orientação é que os consumidores tenham atenção redobrada na hora da compra. É importante verificar o rótulo e as informações obrigatórias, como: nome e categoria da bebida, teor alcoólico, marca, lista de ingredientes, número do lote, data de validade e identificação do fabricante com CNPJ e endereço.
Em caso de suspeita de bebida adulterada ou surgimento de sintomas após o consumo, a recomendação é procurar atendimento médico imediato e informar a Vigilância Sanitária por meio do WhatsApp: (87) 98844-2540.
Pernambuco investiga terceira morte suspeita
Delegado de Lajedo fala sobre investigação de casos suspeitos de intoxicação por metanol em PE
Uma quarta pessoa pode ter sido vítima de intoxicação por metanol em Pernambuco. Oficialmente, três casos suspeitos foram notificados em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na terça-feira (30).
Os casos já notificados aconteceram em municípios do Agreste: uma morte e uma perda de visão, em Lajedo, e uma morte em João Alfredo. A Polícia Civil, no entanto, aponta que um terceiro homem também bebeu de um uísque possivelmente contaminado em Lajedo e morreu antes de ser encaminhado ao Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, que é a unidade de saúde que fez as notificações.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE