São José lidera casos de pipas na rede elétrica; região tem alta de 42%
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Pipa enroscada na rede elétrica: uma das principais causas de falta de energia nesta época do ano.
Reprodução/TV Vanguarda
São José dos Campos foi a cidade que mais registrou ocorrências envolvendo pipas presas à rede elétrica em 2025. Foram 203 casos. O levantamento é da EDP, concessionária de energia do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, a pedido do g1.
Ao todo, as duas regiões somaram 1.412 ocorrências no ano, um aumento de 42% em relação a 2024. Os incidentes provocaram interrupções no fornecimento de energia que afetaram mais de 90 mil residências, comércios e indústrias. Veja as cidades com mais registros:
São José dos Campos: 203 ocorrências
Taubaté: 197
Jacareí: 183
Pindamonhangaba: 176
Caraguatatuba: 134
Veja os vídeos que estão em alta no g1
De acordo com Claudemir Siqueira, gestor de operação da EDP, o contato das pipas com a rede elétrica representa riscos graves, e é uma das principais causas de falta de energia nesta época do ano, por causa do período das férias.
“O contato das pipas com a fiação representa um risco enorme de acidentes, que pode até levar a óbito, além de causar grande impacto ao fornecimento de energia. Por isso, sempre recomendamos que as pessoas busquem espaços abertos, como parques e campos, e que nunca tentem resgatar pipas enroscadas nos cabos elétricos.”
A concessionária explica que linhas de pipas, com ou sem cerol, podem romper cabos de energia e provocar curtos-circuitos quando ficam presas à fiação. O risco é ainda maior quando são usados materiais metalizados nas rabiolas ou no revestimento das pipas, já que eles conduzem eletricidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina