Projeto habilita pescadores gratuitamente para cultura tradicional na Região dos Lagos
11/11/2025
(Foto: Reprodução) Projeto Pescando Tradições, realizado pelo Instituto Burburinho Cultural em parceria com associações de pescadores.
Mídias Pura
O projeto Pescando Tradições, realizado pelo Instituto Burburinho Cultural em parceria com associações de pescadores, está promovendo nesta semana do dia 10 a 14 de novembro um intercâmbio entre pescadores da Costa Verde e da Região dos Lagos. A iniciativa busca valorizar os saberes tradicionais da pesca artesanal, fortalecer a cultura e promover práticas sustentáveis.
O curso oferecido pelo projeto tem carga horária total de 206 horas e vai habilitar 40 pescadores e pescadoras em três módulos: pesca artesanal como cultura tradicional (30h), pesca artesanal como profissão (160h) e capacitação em confecção de artesanato e biojoias (16h).
A iniciativa encerra as atividades em dezembro e também realiza outros módulos do curso também voltadas para pescadores artesanais da Região dos Lagos, de forma 100% gratuita, com utilização da Lagoa de Araruama para o aprendizado, presença de mediadores e intérpretes de libras, contando com o curso como produto principal, o intercâmbio e a adequação das embarcações.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Além disso, prevê restauração de embarcações e a produção de um livro sobre pesca artesanal, com versão em libras, vídeo e audiodescrição.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo Milena Manhães, assistente de produção do projeto, a iniciativa garante reconhecimento profissional e valorização da cultura pesqueira.
“O curso é relevante porque leva a esse reconhecimento e amplia a compreensão das diferentes técnicas de pesca, além de permitir a troca de experiências entre pescadores”, afirmou.
Francisco da Rocha, o Chico Pescador, destacou a importância da pesca artesanal para a Lagoa de Araruama.
“Só uma comunidade com 40 embarcações monitoradas tira cerca de 200 toneladas de pescado por ano, movimentando R$ 1,7 milhão. É uma atividade essencial para a segurança alimentar, economia e cultura da região”, disse.
A Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, é considerada berçário natural para diversas espécies e passa por seis municípios da Região dos Lagos.
O intercâmbio do projeto será realizado em 10 dias, cinco na Costa Verde e cinco na Região dos Lagos, com participação de 20 pescadores selecionados.
De acordo com Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural, o projeto é uma ação completa:
“O curso dá forma, o intercâmbio promove a troca e o livro registra e reverbera esta cultura tão rica. É uma ação 360º que estamos orgulhosos de fazer parte”.
Patrocinado pela Prolagos e Instituto Aegea, o Pescando Tradições conta com apoio de entidades locais como a Apaapp, Apescarpegin, Apama e colônias de pescadores da região.
O Instituto Burburinho Cultural, sediado no Rio de Janeiro, atua há 19 anos na criação e gestão de projetos culturais em diversas cidades do Brasil e também fora do país. Entre as iniciativas estão o Pescando Tradições, Engenhoka, Criar Jogos, Futuro Queer, Arena Viva e Pro7eto Arco-Íris.