Município de MT é escolhido para representar a Amazônia em roteiro turístico da COP-30
Etnoturismo é destaque de Brasnorte
Governo Federal
O município de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá, é o único representante da Amazônia Legal em Mato Grosso a ser selecionado para compor o roteiro turístico da Amazônia no catálogo “Conheça o Brasil”, lançado e distribuído a participantes e visitantes da COP30, que acontece até o dia 21 de novembro, em Belém (PA).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O roteiro inclui trilhas guiadas pela Floresta Amazônica, passeios de canoa, pesca, banho de rio, vivências culturais, experiências gastronômicas e participação em rituais tradicionais das etnias Manoki, Myky e Rikbaktsa.
Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae), o município reúne diversas atividades de etnoturismo em territórios indígenas. Para o cacique Samaro Hektsopebita, da etnia Rikbaktsa, o projeto tem transformado vidas no território e se tornou motivo de orgulho para a comunidade.
Ainda conforme o Sebrae, desde 2023 o programa Agente de Roteiros Turísticos atua na região para fortalecer o desenvolvimento e o empreendedorismo sustentável entre os povos originários, com ações de capacitação, organização de dados e qualificação de empresários locais e gestores públicos da cadeia turística.
Para o prefeito, Edelo Ferrari, a inclusão do município no catálogo é o primeiro passo para ser reconhecido internacionalmente como um importante destino turístico brasileiro.
Além de Brasnorte, o guia também destaca a observação de onças-pintadas e de aves no Pantanal mato-grossense.
A seleção dos roteiros que compõem a publicação foi feita a partir de um levantamento junto às Secretarias de Turismo dos estados, entidades do Conselho Nacional do Turismo (CNT) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com curadoria da Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo.
O catálogo reúne mais de 100 experiências turísticas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, com foco em apresentar um ecossistema plural, inovador e alinhado a pilares defendidos na cúpula climática, como conservação ambiental, justiça climática e sustentabilidade.FONTE: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2025/11/17/municipio-de-mt-e-escolhido-para-representar-a-amazonia-em-roteiro-turistico-da-cop-30.ghtml