Filme brasileiro faz história no Globo de Ouro com três indicações
Filme brasileiro faz história no Globo de Ouro com três indicações
No próximo domingo (11), depois do Fantástico, a Globo vai transmitir a entrega do Globo de Ouro. E na edição deste ano o cinema brasileiro tem lugar de destaque.
Uma representação do globo terrestre abraçado por um filme. Banhado em níquel, cobre, prata e ouro 24 quilates. É claro que a gente quer ver esse troféu embarcando rumo ao Brasil, mas antes mesmo do resultado sair a premiação deste ano já entrou para a história do cinema brasileiro.
O “Agente Secreto” é o primeiro filme representando o Brasil a conseguir essa tríade no Globo de Ouro: indicações de melhor filme em língua não-inglesa, melhor ator em filme de drama, para Wagner Moura e melhor filme de drama.
Depois de conseguir um feito raro no festival de Cannes, em 2025, ao vencer em duas categorias, o Agente Secreto chega a temporada de premiações nos Estados Unidos conquistando os críticos de Hollywood. Mas no panteão do cinema mundial, a disputa é sempre acirrada.
"Diferentemente da temporada passada, em que existia uma disputa entre dois filmes que era “Ainda Estou Aqui” contra “Emília Peres” nessa temporada para filme internacional são grandes filmes. Dos seis indicados em Melhor Filme Drama três são filmes em língua inglesa. Isso é muito impactante", diz Waldemar Dalenogare, crítico de cinema.
Na categoria de melhor filme de língua não inglesa, concorrem com o Agente Secreto: Sirat, da Espanha, A voz de Hind Rajab, da Tunísia, A única saída, da Coreia do Sul – que também está na disputa de melhor filme de comédia ou musical, Valor sentimental, da Noruega e Foi apenas um acidente", da França. Esses dois últimos, assim como o Agente Secreto, estão também na lista de melhor filme de drama.
Os outros indicados desse que é um dos principais prêmios da noite são: Frankenstein, Hamnet e Pecadores.
"Na minha opinião, a melhor chance do Brasil no Globo de Ouro 2026 está na categoria de Melhor ator Drama A disputa do Wagner Moura por o agente Secreto contra o Michael bi Jordan por pecadores. E aí, no caso, eu penso que são grandes as chances por todo o circuito que o Wagner vem fazendo e o prestígio que vem sendo recebido desde a temporada da crítica, em dezembro. E cada vez com uma repercussão maior", avalia Waldemar Dalenogare, crítico de cinema.
Wagner Moura traz uma bagagem importante: o prêmio de melhor ator no festival de Cannes. Além de Michael B Jordan, de Pecadores. Também vão disputar o prêmio com ele: Joel Edgerton, de Sonhos de Trem. Oscar Isaac, de Frankenstein. Dwayne Johnson, o The Rock, de Coração de Lutador. E Jeremy Allen White, de Springsteen: Salve-me do desconhecido.FONTE: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2026/01/07/filme-brasileiro-faz-historia-no-globo-de-ouro-com-tres-indicacoes.ghtml