De fraldas a diplomas: veja ranking de objetos mais furtados ou roubados em Campinas
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) mostram os objetos mais furtados ou roubados em Campinas (SP) entre janeiro e julho de 2025. O levantamento não inclui aparelhos celulares, mas traz destaques curiosos, como crimes envolvendo diplomas e até fraldas.
Ao todo, a metrópole contabilizou 12.899 ocorrências de furto e 3.513 de roubo no período. Os objetos mais subtraídos foram documentos, seguidos pela categoria “outros” e, na sequência, materiais elétricos. Veja no gráfico abaixo.
Já os destaques entre os subtipos de objetos roubados ou furtados incluem carteirinhas de plano de saúde, estepes, carimbos e diplomas, por exemplo.
Há também o levantamento de registros de subtipos de objetos entregues, localizados ou apreendidos, totalizando 66 registros no mesmo período.
Diante desse cenário, fazer o boletim de ocorrência é importante porque, além de permitir a investigação da polícia, protege as vítimas de problemas futuros, como destaca o especialista em segurança Ruyrillo de Magalhães.
"Isso desencadeia uma série de problemas a essas pessoas. Pessoas usando o carimbo de um médico, por exemplo, para atestado, usando um documento, ele vai no banco e abre uma conta, pode se fazer passar por aquela pessoa num estabelecimento comercial. Ele tira proveito desse documento subtraído", destacou.
Ainda de acordo com o especialista, a baixa taxa de devolução desses objetos acende um alerta. “É muito pouco, tem que ser um número maior. Um número ideal seria 20%, 25%”, analisou Magalhães.
Carimbos e diplomas estão entre os objetos furtados ou roubados em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Prejuízo
A química Zaida Basso teve o estepe do carro furtado no começo deste mês, na região do Parque Prado. “É uma rua bastante movimentada, tem muitos carros estacionados durante o dia inteiro, então era algo que eu não esperava que fosse acontecer”, contou.
Já Simone Pereira foi roubada há poucos dias e perdeu a bolsa com todos os documentos. “Foi aqui na [Rua] José Paulino. Estava indo trabalhar, cinco horas da manhã, estava no ponto de ônibus. Chegou armado com faca e falou 'perdeu'”, relatou a auxiliar de limpeza.
"É todo dia, toda hora, a cada minuto, a cada segundo tem um roubo. Tem que ter mais policiamento", disse Simone.
O que diz a SSP
“A Secretaria da Segurança Pública esclarece que não possui atribuição relacionada a serviços de 'Achados e Perdidos' ou similares. O trabalho da pasta, por meio das Polícias Civil e Militar, é voltado à prevenção e repressão de crimes.
Nos casos em que objetos perdidos ou extraviados são entregues em unidades policiais, o procedimento é o registro em boletim de ocorrência e a adoção das medidas necessárias para identificação e devolução ao proprietário. Quando há indícios de crime, as investigações são iniciadas para apurar a autoria e esclarecer os fatos.
A pasta não realiza controle estatístico sobre a quantidade de objetos devolvidos ou valores estimados, uma vez que tais ocorrências são registradas de forma individualizada.”
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas